Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de bacalhau à Gomes de Sá. Uma receita que como toda a gente sabe foi criada no Porto pelo senhor Gomes de Sá que era comerciante de bacalhau. Como tal, o gajo fartava-se de fazer experiências com bacalhau e tinha montes de ideias. Há até quem diga que foi ele que inventou o bacalhau à brás, mas pode ser um rumor que eu comecei agora.

Aquele abraço!

INGREDIENTES (2 Pax)

MÉTODO

  1. Comecem por colocar a posta de bacalhau numa panela com um dente de alho e uma folha de louro. Depois juntem água suficiente até cobrir a posta e levem a panela ao lume. Quando a água começar a ferver, tapem a panela e desliguem o lume. Deixem o bacalhau tomar um pouco de relax durante cerca de 6 a 7 minutos e passado esse tempo escorram a água da panela e lasquem o bacalhau em pedaços aleatórios. Reservem.
  2. Entretanto descasquem as batatas e cortem em rodelas com cerca de meio centímetro, que por acaso é o mesmo que 5 milímetros. Cortem também as cebolas em meia lua.
  3. Após isso, coloquem as batatas e os ovos numa panela com água e sal e levem ao lume até estarem cozidas. A seguir escorram a água das batatas, descasquem os ovos e reservem. Aposto que já estão fartos de fazer reservas.
  4. Façam um refogado com o azeite, as cebolas em meia lua, as duas folhas de louro e um bocadinho de sal e assim que a cebola começar a ganhar uma cor gulosa, juntem um dente de alho ralado. Mexam bem durante cerca de 30 segundos e depois juntem o bacalhau e as batatas. Quando estiver tudo quentinho e gostoso está pronto a servir.
  5. Finalizem o prato com azeitonas pretas, salsa picada, ovo cozido e um bocadinho de pimenta preta e está feito! Siga comer!

 

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + fourteen =