Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de bacalhau com natas. Ok, na verdade não tem natas, mas isso não interessa, porque o produto final é bem cremoso, além de que tem menos calorias! Assim podem comer mais.

Aquele abraço!

INGREDIENTES

MÉTODO

  1. Comecem por descascar e cortar as batatas em cubos. Coloquem as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal e temperem com azeite, sal e paprika fumada. Misturem bem e levem ao forno pré aquecido a 180º até as batatas estarem lindas e gostosas, mais ou menos 40 minutos. Mexam as batatas de vez em quando para ter a certeza que ganham cor uniformemente. Se quiserem ter menos trabalho usem batatas congeladas aos cubos e usem uma daquelas airfryers ou o crl.
  2. Para preparar o bacalhau coloquem as postas de bacalhau numa panela com 2 folhas de louro, 2 dentes de alho e juntem leite suficiente até cobrir as postas. Depois levem a panela ao lume. Assim que o leite começar a ferver, desliguem o lume, tapem a panela e deixem o bacalhau escalfar durante 15 minutos. Após esse tempo retirem as postas da panela para um prato para arrefecer e coem o leite. Quando as postas tiverem arrefecido, lasquem o bacalhau e descartem as peles e as espinhas.
  3. Para fazer o béchamel comecem por derreter a manteiga numa panela. Quando a manteiga começar a borbulhar juntem a farinha e mexam durante um minuto com uma colher de pau. Depois troquem a colher por uma vara de arames e juntem o leite que coaram aos poucos enquanto mexem vigorosamente como se a vossa vida dependesse disso. Quando estiver cremoso, tempeem com sal, noz moscada e pimenta preta.
  4. Finalmente façam um refogado com o azeite, a cebola, um dente de alho e uma folha de louro. Quando a cebola estiver mole e translúcida juntem as lascas de bacalhau e a batata assada. Mexam bem até estar tudo incorporado e homogéneo e depois juntem cerca de 2/3 do molho branco até que fique tudo cremoso e gostoso. Transfiram o bacalhau para uma travessa e cubram o topo com o resto do molho branco. Opcionalmente podem cobrir o topo com queijo mozarela se estiverem bem de saúde e se o vosso BMI estiver dentro dos níveis normais.

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen + nineteen =