Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de batata gratinada. “Só batata gratinada?” – perguntam vocês. Não, também fiz bife do lombo com molho de mostarda e uns bimis cozidos. Mas isso é meio básico. O verdadeiro showstopper aqui é a batata gratinada. Se quiserem impressionar a vizinha do 3ºD, façam isto. Mas tenham cuidado, porque quando derem por ela, estão no altar a meter-lhe uma anilha no dedo, quando na verdade só lhe queriam era meter na anilha.

Aquele abraço!

INGREDIENTES

MÉTODO

  1. Descasquem as batatas e cortem-nas com uma mandolina para que fiquem fininhas, aí cerca de 2 a 3 milímetros de espessura. Ou então usem uma faca afiada se confiarem nos vossos skills.
  2. Coloquem as natas numa taça e temperem com sal, pimenta preta e alho em pó.
  3. Cubram uma forma de ir ao forno com papel vegetal untado com azeite e comecem a dispor camadas de batatas alternadas com o molho das natas. Façam isto até a forma estar cheia. Depois levem ao forno pré aquecido a 180º durante 40 a 45 minutos ou até que a parte de cima comece a ficar dourada e um palito espetado nas batatas penetre sem resistência.
  4. Coloquem um pedaço de papel vegetal por cima das batatas e metam qualquer coisa por cima para fazer peso. Isto vai ajudar a comprimir as batatas e assim não se desfazem todas quando forem a cortar. Deixem arrefecer no mínimo meia hora.
  5. O bife do lombo é só temperar com sal e pimenta preta e fritar numa frigideira bem quente com um fio de azeite. Quando os bifes estiverem prontos, retirem da frigideira e adicionem o vinho branco e a mostarda. Deixem o liquido ferver até que fique espesso. Depois é só desligar o lume, juntar a manteiga fria e agitar a frigideira até que o molho fique homogéneo.
  6. Cozam os bimis num tacho com água a ferver com um pouco de sal durante 4 a 5 minutos. Escorram os ditos e temperem com azeite, pimenta preta, alho em pó e parmesão ralado.
  7. E pronto, agora é só empratar. Batatinha, bifinho e bimizinho. Façam isso bonito!

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + 15 =