Ora viva caros amigos!
Hoje trago uma receita de bife do lombo com batata assada, espargos e molho de cogumelos. Uma vez que o dia dos namorados está quase aí ao virar da esquina, diria que esta é uma ótima sugestão para fazerem para as vossas senhoras nesse dia. Claro que se preferirem podem ir jantar fora, mas se é para serem tratados como gado, mais vale fazer a vaca em casa.
Aquele abraço!
INGREDIENTES
-
- Batatas (cerca de 5 batatinhas por pessoa)
- Espargos
- Cogumelos Q.B.
- Bifes do lombo
- Azeite
- Sal
- Pimenta preta
- Alho em pó
- Óleo vegetal
- 1 Dente de alho
- 1 ColhMostarda dijon
- 4 Colheres de sopa de natas
MÉTODO
- Comecem por preaquecer o forno a 180ºC. De seguida cortem algumas batatas pequenas ao meio e temperem-nas com azeite, sal, pimenta preta e alho em pó. Coloquem as batatas viradas com o corte para baixo num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno durante cerca de 25 minutos.
- Enquanto as batatas estão no forno aproveitem para cortar as pontas dos espargos, uma vez que são mais rijas que o resto e não são muito agradáveis de trincar, a menos que curtam meter coisas duras na boca. Aproveitem também para laminar os cogumelos e reservem. Sequem os nacos de lombo com papel de cozinha e atem um nó com fio do norte à volta da xixa para que os nacos mantenham a forma enquanto cozinham.
- Entretanto retirem o tabuleiro do forno e virem as batatas ao contrário, que já devem estar com uma cor bem gulosa. Juntem os espargos ao lado e temperem com azeite, sal e pimenta preta. Levem novamente o tabuleiro ao forno por mais 10 a 15 minutos.
- Enquanto isso, temperem a carne com sal e pimenta preta e coloquem os nacos numa panela com um pouco de óleo vegetal bem quente. Quão quente? Quando virem que o óleo está a começar a fumegar, está no ponto. O truque para a carne não colar e ficar com uma caramelização mesmo gostosa é temperatura alta. A sério, confiem em mim, eu é que sou o chefe. Deixem a carne cozinhar cerca de 4 minutos de cada lado. Quando virarem a carne, aproveitem para dar uma mexidela nos espargos para confirmar que ganham cor uniformemente.
- Quando a carne estiver no ponto desejado, retirem os nacos da panela e adicionem os cogumelos, juntamente com um pouco de água, também conhecido como brandy dele cano. Deixem a água evaporar quase totalmente e de seguida temperem com sal e pimenta preta e juntem uma colher de sobremesa de mostarda dijon, assim como os sucos da carne que estão no prato. Mexam tudo até estar homogéneo e juntem as natas. Deixem ferver até o molho estar espesso e está feito.
- E pronto, agora é só empratar os componentes de modo harmonioso e comer com força e prazer. Aquele abraço!
Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon