Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de focaccia. Focaccia, para quem não sabe, é pão. E parece que agora é moda fazer pão. Se eu disser que já fazia pão antes de virar moda, será que estou a ser hipster? Não que haja nada de mal com hipsters. Eu próprio gostava de ser um, mas sou careca e toda a gente sabe que para se ser hipster tens de ter um manbun, acho eu. #FicaEmCasaECozinha #StayTheFuckHome

Aquele abraço!

INGREDIENTES

MÉTODO

  1. Comecem por pesar 400g de água morna numa taça. Juntem 5g de fermento seco, juntamente com uma pitada de açúcar (que vai servir de snack para o fermento), 10g de sal e 30g de azeite. Mexam tudo até o fermento dissolver e depois juntem 500g de farinha. Assim que a farinha estiver completamente hidratada, tapem a taça com e levem ao frigorífico a levedar durante 12h.
  2. Após esse tempo, lubrifiquem um tabuleiro antiaderente com um fio generoso de azeite e juntem umas pedrinhas de sal grosso no fundo. Depois retirem a massa da taça com cuidado para cima do tabuleiro e com as mãos oleadas espalhem a massa até cobrir a superfície do tabuleiro. Se a massa oferecer alguma resistência ao esticar, esperem 10 minutos e tentem novamente. Depois é só deixar a levedar cerca de uma a duas horas, ou até que a massa dobre de tamanho.
  3. Antes de levar ao forno, molhem as mãos com água e façam uns buracos na massa e depois juntem uns toppings à vossa escolha, como por exemplo azeitonas pretas ou tomate seco. Polvilhem a massa com oregãos, sal grosso e um bocadinho de azeite e está pronto para ir ao forno a 200ºC durante 30 a 35 minutos, ou até estar dourado por cima e por baixo. Ou então só por baixo se o vosso forno for uma merda como o meu. Mas agora a sério, não há por aí uma marca qualquer que me queira patrocinar um forno novo? Ajudem aí um gajo!

 

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 + five =