Ora viva caros amigos!
Hoje trago uma receita de frango frito, portanto se és daquelas pessoas fanáticas por comida saudável, vieste ter ao bairro errado. Ouviste Carolina Patrocínio? Não sei o que é que estás aqui a fazer. Não tens que tomar conta dos teus 10 filhos?
Aquele abraço!
INGREDIENTES
-
- Frango (eu usei coxas, mas podem usar pernas, peito ou asas)
- 360g Iogurte natural
- 200ml Leite
- Sal Q.B.
- Pimenta preta Q.B.
- Pimenta de caiena Q.B.
- Paprika Q.B.
- Alho em pó Q.B.
- Oregãos Q.B.
- Alecrim Q.B.
- Farinha Q.B.
- Óleo vegetal
- Maionese
- Alface iceberg
- Queijo fatiado
- Tomate
MÉTODO
- Comecem por tirar a pele e aparar as gorduras das coxas de frango. Na verdade este passo é totalmente opcional, mas eu optei por tirar porque não quero morrer antes dos 40.
- Retirem o osso das coxas e façam uns cortes na carne para que o frango frite uniformemente e ao mesmo tempo. Se optarem por fritar as coxas inteiras não precisam de fazer isto.
- Misturem 360g de iogurte natural, cerca de 3 copos de iogurte, com 200ml de leite, daqueles pacotes que davam na escola primária, lembram-se? Mas não usem leite com chocolate. A menos que sejam psicopatas. A isto, juntem sal, pimenta preta, pimenta de caiena, paprika, alho em pó, oregãos e alecrim. As medidas são a olho e se quiserem podem tirar ou trocar algum tempero que não gostarem. Não tenham medo. Foi assim que o Coronel Sanders inventou a receita dele.
- Deixem o frango a marinar dentro do frigorífico no mínimo 1 hora e no máximo 24.
- Para a mistura de farinha, juntem… farinha, obviamente, juntamente com os temperos que usaram na marinada. Estão ali em cima na lista de ingredientes. Novamente, é tudo a olho. Mesmo que metam mais de uma coisa e menos de outra, vai ficar bom na mesma.
- Abanem o frango ligeiramente para sacudir o excesso de marinada e passem pela farinha temperada. Deixem repousar cerca de 15 min para que a farinha absorva a marinada e assim criar uma crosta gostosa que dificilmente irá sair quando forem fritar. Não há nada pior que pito sem crosta. Wait…
- Enquanto o frango está a tomar um pouco de relax, aqueçam uma panela com óleo vegetal ou usem uma fritadeira própria e assim que o óleo chegar aos 170º fritem o frango durante cerca de 8 a 10 min. Se optarem por pedaços de frango inteiro com osso, fritem mais tempo como é óbvio. Se tiverem um termómetro, usem-no para terem a certeza que o frango chegou aos 73º no interior. Outra opção é fritar até que a crosta fique dourada e depois finalizar a cozedura no forno para terem a certeza que fica cozinhado por dentro e ninguém morre com salmonela.
- E pronto está feito. Podem comer o frango à mão, com arroz, massa ou então fazer uma sandocha com maionese, alface, queijo e tomate. Não sei.. vejam lá isso. Aquele abraço!
Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon