Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de pão rústico. Este pão é bastante simples de fazer, apesar de demorar cerca de 6h até estar pronto. Sim, eu sei que é bastante tempo, mas é preferível ficar 6h em casa a fazer pão do que ir ao supermercado e depois ficares um mês na cama cheio de corona nos pulmões.

Aquele abraço!

INGREDIENTES

MÉTODO

  1. [09:30] Juntem os ingredientes todos numa taça e misturem até que a farinha fique totalmente hidratada. Tapem a taça com um pano e deixem a massa em paz durante uma hora para ela pensar na vida.
  2. [10:30] Molhem as mãos e depois puxem a massa de fora para dentro até a massa começar a criar resistência e deixar de dar o consentimento às puxadelas. Nessa altura virem a massa com as dobras para baixo e deixem-na tomar um relax de meia hora.
  3. [11:00] Molhem as mãos novamente e depois tudo o que precisam de fazer é pegar na massa como se fosse uma toalha e deixem-na cair sobre si mesmo. Façam isto à massa três ou quatro vezes e depois cubram com o pano e deixem a descansar meia horita.
  4. [11:30] O mesmo que em cima.
  5. [12:00] E outra vez.
  6. [12:30] And another one.
  7. [13:00] Polvilhem o topo da massa com um bocadinho de farinha, assim como a própria bancada. Depois retirem a massa com cuidado para cima da bancada e puxem a massa de fora para o centro até se formar uma bola. Virem a bola ao contrário para as dobras ficarem para baixo e depois coloquem a massa novamente na taça com uma folha de papel vegetal. Deixem a levedar cerca de uma hora num sítio morno. Durante este tempo aqueçam o forno a 200ºC e coloquem uma panela de ferro lá dentro para ir aquecendo também. Se não tiverem panela de ferro, usem uma panela normal.
  8. [14:00] Retirem a panela do forno e coloquem a massa com cuidado lá dentro. Cozam durante cerca de uma hora, sendo que a primeira meia hora é com a tampa e a segunda meia hora é sem tampa. OK?
  9. [15:00] Se seguiram este guia neste momento são cerca de três da tarde e o pão está cozido. Agora é só esperar cerca de meia hora antes de cortar o pãozinho e espetar uma dose generosa de manteiga. Claro que podem comer a seco se forem psicopatas.

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − 8 =