Receitas

Polvo à lagareiro

Chefe Jamon

Chefe Jamon

Ora viva caros amigos! Hoje trago uma receita de polvo à lagareiro. Eu adoro polvo, mas é daquelas coisas que como de longe a longe, pois é um bicho que não é muito barato. Tenham em atenção que o polvo perde algum volume durante a cozedura, portanto se estiverem a planear em fazer este prato para pessoas de grande porte, é melhor comprarem logo dois ou três. E um frango assado, só para ter a certeza que ninguém passa fome.

Comecem por descongelar o polvo e coloquem uma panela com água ao lume até ferver.

Vegans, tenham calma. Já estava morto.

Deixem o polvo cozer em água a ferver durante cerca de 45 minutos. Para confirmar se está pronto, usem um palito para picar a parte superior dos tentáculos, que devem estar firmes mas sem oferecer muita resistência, tipo uma faca quente a cortar manteiga.

Desperdicem o mínimo possível. Aproveitem a cabeça e a água da cozedura para fazer arroz de polvo. #PobresMasFelizes

Façam uma caminha de azeite e alho para os tentáculos descansarem as ventosas.

Lavem as batatas doces em água corrente para remover quaisquer vestígios de pó e outras impurezas e levem ao forno a 200ºC durante cerca de 50 minutos numa travessa com papel vegetal. Quer dizer, o papel vegetal é facultativo, mas assim depois têm menos trabalho a lavar a travessa. #EsfregarCansa

Enquanto as batatas e o polvo assam no forno, aproveitem para saltear grelos num tacho com azeite e alho.

Se em vossa casa tiverem um acordo em que um cozinha e o outro lava a louça, então deixem colar um pouco dos grelos ao fundo do tacho para ela esfregar o grelo depois. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Agora que têm tudo pronto, podem fazer um empratamento bonito ou meter tudo numa travessa e cada um que se sirva que isto não é a casa da mãe Joana, crl.

Mas como estamos na casa do Jamon, é assim que eu sirvo, porque para a minha senhora, tudo de bom.

Aquele abraço!

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon

Gatinhos com calor.

Etiquetas:, ,

Leave a Comment

20 − 1 =