Ora viva caros amigos!

Hoje trago uma receita de tiramisu que é uma sobremesa italiana feita com café e álcool, entre outras coisas. Traduzido para português, tiramisu significa “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, que foi o que a primeira pessoa que comeu tiramisu disse: “Oh Alfredo, levanta-me crl, acho que comi tiramisu a mais. Estou todo bêbado e ainda tenho 4 relatórios para entregar. Fdx, acho que quando chegar ao escritório vou para a casa de banho bater uma sorna.”

Aquele abraço!

INGREDIENTES

MÉTODO

  1. Misturem três colheres de sobremesa de café instantâneo com 3 colheres de sobremesa de açúcar e juntem 200ml de água quente. Opcionalmente podem juntar brandy ou rum, mas não recomendo se a vossa senhora estiver grávida, senão depois o puto pode nascer com um atraso e não saber a diferença entre um brócolo e uma couve flor. (Quem percebeu, percebeu).
  2. Separem as gemas e as claras de quatro ovos. Juntem 100g de açúcar às gemas e batam ligeiramente até estar tudo homogéneo. De seguida coloquem a taça em cima de uma panela com um pouco de água quente aka banho maria aka bain marie aka mary’s bath e mexam constantemente até o creme aumentar de volume e ficar THICC, como aquelas gajas do instagram que vocês seguem. Para esta parte eu aconselho usarem um termómetro para terem a certeza que a mistura chega aos 60ºC, que é a temperatura em que as gemas ficam pasteurizadas e seguras para consumo, principalmente por velhinhos e grávidas.
  3. Enquanto a mistura está morna juntem um pacote de 250g de mascarpone e mexam tudo até que fique liso e sem grumos.
  4. Entretanto e enquanto a mistura de gemas e mascarpone arrefece, batam um pacote de 200ml de natas até que aumentem de volume e fiquem cremosas. Depois é só juntar as natas ao preparado anterior e envolver bem até estar tudo homogéneo.
  5. Para montar o tiramisu comecem por cobrir o fundo de uma travessa com uma caminha de palitos embebidos na mistura do café. Depois cubram com a mistura de mascarpone, seguido de mais uma caminha de palitos e finalmente o resto do creme. Levem ao frigorífico pelo menos 6 horas, mas idealmente de um dia para o outro para dar aos sabores uma oportunidade de se conhecerem.
  6. Na altura de servir cubram com cacau em pó e está feito! Obrigado por terem vindo ao meu Ted Talk. Aquele abraço!

 

Like: facebook.com/chefejamon
Follow: instagram.com/chefejamon
Subscribe: youtube.com/chefejamon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × 1 =